FOTOS + VÍDEO: Procissão de Corpus Christi emociona fiéis em Santa Maria

Joyce Noronha

Fotos: Renan Mattos (Diário)

A procissão de Corpus Christi de Santa Maria ocorreu na tarde desta quinta-feira, com saída da Capela do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e seguiu até a Basílica da Medianeira. Por causa da chuva a celebração da missa, pelo arcebispo dom Hélio Adelar Rubert, foi dentro do santuário e não no Altar Monumento. Mas mesmo com o tempo feio, cerca de 300 pessoas participaram da caminhada e lotaram o trajeto com o colorido dos guarda-chuvas e fizeram os cantos religiosos e orações ecoarem pelas ruas da cidade.

Tradicional Feira dos Doces vai até quarta em Santa Maria

Com o lema "Eucaristia: pão partido para a vida do mundo", os fiéis fizeram doações de alimentos não perecíveis, de agasalhos, e de cobertores. E, com inspiração no lema deste ano, os tradicionais tapetes de serragem que marcam a celebração religiosa foram substituídos por tapetes de cobertores, agasalhos e alimentos que serão doados para ações sociais. No momento da chegada da procissão, as doações não estavam no local dos tapetes, pois tinham sido recolhidos para não molharem com a chuva.

MOMENTO DE AGRADECER
A faxineira Cleonice Rodrigues Batista, 49 anos, ajudou a fazer os tapetes e conta que este ano, o sentimento com a missão foi mais gratificante, por saber que o "material" utilizado na confecção dos tapetes seria destinado a um bem maior. Ela conta que participa das procissões desde criança, quando ia com a avó. Na caminhada ela costuma fazer pedidos ou agradecer causas alcançadas.


- Este ano eu vim agradecer, e não é por pedido atendido. É por ter saúde, por minha família estar bem. A gente está sempre pedindo e não para pra agradecer. Tem que ter espaço para as duas coisas, e hoje, eu agradeço - conta Cleonice.

Quem também aproveitou a procissão para agradecer foi o produtor rural Adão Pereira, 70 anos, que mora no distrito de Santa Flora e veio até o centro de Santa Maria para participar da caminhada. Ele conta que agradeceu por ele e a família serem abençoados. Pereira conta que quando era criança acompanhava os pais, mas explica que "depois de moço" começou a entender o real motivo de participar da procissão:

- Agradecer por estar vivo e rezar - salienta o produtor rural.

FEIRA DE DOCES
A tradicional Feira de Doces da Paróquia Medianeira, em Santa Maria, segue até a próxima quarta-feira. Doces de abóbora, batata, cucas, rocamboles, olho de sogra, massa folhada e outras delícias estão à venda no Salão do Parque da Medianeira, das 9h às 19h.

EM VALE VÊNETO
Em São João do Polêsine, a procissão de Corpus Christi de Vale Vêneto ocorreu sob chuva, na manhã de ontem. Mesmo assim, houve os tradicionais tapetes coloridos na entrada da Igreja de Vale Vêneto, onde ocorreu a celebração. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma tonelada de alimentos impróprios para consumo é apreendida em Santa Maria Anterior

Uma tonelada de alimentos impróprios para consumo é apreendida em Santa Maria

Leitores votam se  apoiam ou não a greve dos caminhoneiros Próximo

Leitores votam se apoiam ou não a greve dos caminhoneiros

Geral